Governador Carlos Brandão anuncia edital para contratação de empresa que realizará estudos sobre o transporte semiurbano

Os interessados devem enviar suas propostas até o dia 29 de março (Foto: Brunno Carvalho)

27/02/2025

O governador Carlos Brandão anunciou nesta quinta-feira (27) a abertura do edital para contratação de empresas interessadas em realizar o estudo técnico para uma nova licitação de transporte semiurbano na Grande Ilha, que será viabilizado por meio da Maranhão Parcerias (Mapa) e da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). Os interessados devem enviar suas propostas até o dia 29 de março. 

A iniciativa tem como objetivo apresentar contribuições para melhorias dos serviços de transporte público do Estado, garantindo maior eficiência, segurança e comodidade dos passageiros, bem como estimular o desenvolvimento econômico e a mobilidade sustentável. Em suas redes sociais, o governador afirmou que “o governo tem missão de garantir um serviço de mais conforto, qualidade e segurança aos usuários do transporte público”.

Atualmente, o sistema de transporte da Região Metropolitana de São Luís conta com 82 linhas operadas por 19 empresas, e uma frota com mais de 300 coletivos.

Para o presidente da Mapa, Cassiano Pereira Junior, com a realização dos estudos, será possível uma gestão operacional do transporte com maior qualidade. “Os estudos que receberemos permitirão que a gestão do transporte semiurbano seja feita com maior eficiência, entendendo os desafios que temos na Grande Ilha e propondo a utilização de novas tecnologias que melhorem a qualidade de vida dos motoristas e passageiros, além do bom funcionamento das linhas. Estamos seguindo a determinação do nosso governador Carlos Brandão, que é unir forças com os parceiros privados em prol de melhorias para os maranhenses”, afirmou.

Já o presidente da MOB, Adriano Sarney, destacou a importância dos estudos para a melhoria na qualidade de vida de quem utiliza o transporte coletivo diariamente. “Sabemos o quanto o transporte semiurbano impacta a vida de milhares de pessoas todos os dias. E é justamente por isso que essa nova licitação está entrando em ação. Nosso objetivo é garantir mais segurança, acessibilidade e conforto para quem usa o sistema. Esse estudo técnico é um passo fundamental para construir um transporte mais eficiente e moderno, sempre pensando no bem-estar dos passageiros. Estamos trabalhando para transformar a mobilidade da Grande Ilha e esse é mais um avanço”, ressaltou.

Podem participar do chamamento público, pessoas físicas ou jurídicas que cumpram todos os requisitos previstos no edital e na legislação vigente. A documentação solicitada inclui itens obrigatórios, como: sumário executivo, relatório de situação atual, modelagem técnica, operacional, econômico-financeira e jurídica. A documentação deve ser entregue presencialmente na sede da Mapa, localizada no Edifício Cesário, que fica na Avenida Senador Vitorino, nº 29, Anel Viário, ou enviada para o e-mail contato.dnms@mapa.ma.gov.br.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assembleia Legislativa entrega Medalha “Maria Aragão”, ao articulador político Dilton Carvalho Ribeiro

Amin Quemel, prefeito eleito de Carutapera (MA) marca presença em encontro de prefeitos eleitos e reeleitos do Maranhão

Iracilda Alho, prefeita de Gurupá (PA) participa da XXVI Marcha de Prefeitos e Prefeitas do Brasil em Brasília