Assembleia concede Medalha do Mérito Legislativo ‘Terezinha Rego’ a Professora Daniely Gaspar

 

Deputado Ricardo Arruda com a homenageada Daniely Gaspar



Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão promoveu, nesta quinta-feira (4), no Plenário Nagib Haickel, sessão solene para entrega da Medalha do Mérito Legislativo Terezinha Rego à professora Daniely Gaspar de Sousa. A homenagem é fruto de proposição do deputado Ricardo Arruda (MDB).

O ato solene foi presidido pelo deputado Ricardo Arruda e contou com a presença de autoridades, convidados, amigos e familiares. O deputado Fred Maia (PP) prestigiou o evento.

Reconhecimento

Em sua saudação a homenageada o deputado Ricardo Arruda disse tratar-se de um reconhecimento do Poder Legislativo estadual a educadora e profissional admirável que fazem da ciência um instrumento de transformação social.

“Ela ajudou a desenvolver o trabalho de levar a ciência onde ela dificilmente chega: às comunidades indígenas e às localidades mais remotas, despertando nessas populações o interesse pelo conhecimento científico. Ela desenvolve um trabalho fantástico e tenho certeza de que é uma homenagem muito merecida. O trabalho dela é reconhecido internacionalmente e premiado pela Fundação Roberto Marinho por intermédio do Projeto LED – Luz e Educação”, ressaltou.


Professora Daniely Gaspar de Sousa profere discurso de agradecimento


Agradecimentos

A homenageada agradeceu à Assembleia Legislativa o reconhecimento do trabalho educacional que desenvolve pelo interior do Maranhão, levando ciência para quem realmente precisa.

“Recebo com muita alegria o reconhecimento por parte do Poder Legislativo Estadual do meu trabalho educacional que desenvolvo pelo interior do Maranhão, levando ciência para quem, realmente, precisa. Agradeço muito a sensibilidade do deputado Ricardo Arruda de me indicar para essa honraria e aos demais deputados por aprovarem a proposição”, afirmou Daniely.


Trajetória

A professora Daniely Gaspar de Sousa, foi agraciada com a Medalha Terezinha Rego, conforme Resolução Legislativa 1.432/2025 e Projeto de Resolução Legislativa 068/2025.

Ela é licenciada em Física pelo IFMA (2010) e mestre em Engenharia de Materiais (2012) pelo IFMA/UFSCar. Daniely é igualmente idealizadora e coordenadora do projeto ‘Astronomia no Sertão’, reconhecido nacionalmente por transformar a relação de crianças e jovens de comunidades rurais e indígenas com a ciência.

Sua trajetória profissional tem sido marcada pela valorização cultural e pelo desenvolvimento social. Foi uma das vencedoras do Prêmio LED – Luz na Educação, pela relevância de sua atuação em territórios historicamente marginalizados, e recebeu o Prêmio Cazumbá de Turismo pelo pioneirismo em práticas de astroturismo e etnoturismo em comunidades indígenas, promovendo geração de renda, fortalecimento cultural e protagonismo dos povos originários no turismo maranhense.

Causa animal

Além de seu trabalho na área científica e cultural, Daniely também idealizou o primeiro projeto de defesa e proteção animal no município de Grajaú, responsável por campanhas de castração, adoção responsável e educação sobre guarda consciente. A iniciativa tornou-se referência local, contribuindo para o controle populacional de cães e gatos e para a consolidação de uma cultura de respeito aos animais.

A sessão solene desta quinta-feira celebra a atuação transformadora da educadora  que tem contribuído decisivamente para a democratização do acesso ao conhecimento científico, para a valorização da cultura maranhense e para o fortalecimento de práticas sociais em comunidades historicamente marginalizadas.



Compuseram o dispositivo de honra da cerimônia, além do deputado Ricardo Arruda, Daniely Gaspar de Sousa e Genilson Vieira Martins; o pró-reitor de ensino do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Maron Stanley Silva de Oliveira Gomes, representando o reitor Carlos Sérgio Vieira; o secretário regional da Sociedade Para o Progresso da Ciência (SBPC), Antonio José Silva Oliveira; o presidente em exercício da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema), José Arnoldson;  o gerente de Inteligência de Dados do Sebrae-MA, André Santos; o ex deputado estadual, ex prefeito de Grajaú (MA) e, atualmente, superintendente da Secretaria de Estado de Articulação Política, Mercial Arruda.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amin Quemel, prefeito eleito de Carutapera (MA) marca presença em encontro de prefeitos eleitos e reeleitos do Maranhão

Assembleia Legislativa entrega Medalha “Maria Aragão”, ao articulador político Dilton Carvalho Ribeiro

Iracilda Alho, prefeita de Gurupá (PA) participa da XXVI Marcha de Prefeitos e Prefeitas do Brasil em Brasília