Furacão Veveta puxa multidão de 650 mil pessoas na Avenida Litorânea

 



Se alguém ainda tinha dúvidas de que São Luís entrou, definitivamente, para o roteiro de capitais brasileiras da folia, o domingo (25) tratou de evaporá-las sob o sol forte da Avenida Litorânea. O circuito Vem pro Mar registrou a marca histórica de 650 mil pessoas, segundo dados da Polícia Militar do Maranhão, um salto significativo em relação aos 500 mil foliões do fim de semana anterior, o que prova que as prévias estão ganhando força.

"O Maranhão é destino certo. Nosso carnaval está consagrado como o maior do Brasil. Estou muito feliz, porque a gente aquece a economia, gera emprego, e porque temos muito cuidado com a segurança dos brincantes, com uma estrutura enorme que conta com policiamento, hospitais de campanha, câmeras de vídeomonitoramento, garantindo que a população fique segura e se divirta com apresentações de grandes artistas", pontuou o governador Carlos Brandão.

​E o motivo de tanto calor humano teve nome, sobrenome e um carisma que parece não caber na orla: Ivete Sangalo. A musa baiana foi o ponto alto da programação. Um reencontro muito aguardado até mesmo pela própria "mainha", que não escondeu a ligação duradoura com o público maranhense. 

​"É um movimento muito recíproco. Fiquei muito comovida quando soube que viria fazer o carnaval de São Luís, porque tenho uma história aqui de muitos anos, de muito amor e respeito. O volume de pessoas foi do tamanho da minha expectativa. Estar de volta significa que foi lindo, que deu certo e que a saudade já estava grande. A energia desse povo, a maneira como me recebem... Sou completamente grata e honro esse momento", declarou a cantora Ivete Sangalo.

​A festa começou cedo, às 14h, com o Baile do PV e a Confraria do Copo. Logo depois, o Chiclete com Banana assumiu o comando, trazendo a nostalgia e o axé raiz para a avenida. Para Khill, vocalista da banda, a sensação é de pertencimento: "É um prazer imenso participar desse pré-carnaval maravilhoso. O Chiclete está muito feliz". 

Wandinho Marques, violão do grupo, se rendeu aos encantos locais e não poupou elogios. "Essa orla é uma coisa muito bonita, todos os estados têm inveja dessa maravilha", comentou.

​O maranhense Erick Andrade provou que os de casa também sabem fazer carnaval. "O público terá um show cheio de energia, sem perder a identidade maranhense. Vai ter axé, swingueira e muita troca, do jeito que São Luís sabe fazer", afirmou o cantor antes de subir ao palco.

A programação contou ainda com Nandá Furttado e o encerramento teve a participação de Xanddy Harmonia, que segurou o fôlego dos foliões até os últimos minutos.

​O fenômeno do pré-carnaval ludovicense reflete uma mudança de comportamento. O maranhense, que antes buscava o interior, agora faz festa em casa. O professor de Educação Física, Aurélio Costa, é um desses. "A experiência foi ótima. Está se comparando ao carnaval de Salvador. Não vi nenhuma briga, a segurança está total. Antes, o pessoal saía da capital. Agora, as coisas se inverteram", analisou.

​A designer Dandara Almeida também destacou o impacto da festa. “Está trazendo uma visibilidade maior para a cidade. São Luís está sendo mais vista e isso é muito bacana". 

Para o servidor público Mateus Mendes, a estrutura da Litorânea é o grande diferencial. "A gente tem artistas gigantes, segurança e esse visual que não tem igual. São Luís é gigante, não tem jeito", disse ele.

​Para garantir que ninguém ficasse parado, o Governo do Estado organizou uma sequência ininterrupta de apresentações que ditou o ritmo do domingo. Com público e palco de tamanha expressividade, fica impossível não olhar para o Maranhão como o destino oficial da alegria, desde pré até ao Carnaval propriamente dito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Assembleia Legislativa entrega Medalha “Maria Aragão”, ao articulador político Dilton Carvalho Ribeiro

Amin Quemel, prefeito eleito de Carutapera (MA) marca presença em encontro de prefeitos eleitos e reeleitos do Maranhão

Iracilda Alho, prefeita de Gurupá (PA) participa da XXVI Marcha de Prefeitos e Prefeitas do Brasil em Brasília