Calcinha Preta, Zé Vaqueiro e Felipe Amorim arrastam 650 mil pessoas na Avenida Litorânea no domingo de Carnaval



 Uma multidão de 650 mil pessoas fez a festa no circuito ‘Vem pro Mar’, na Avenida Litorânea, em São Luís, neste domingo de Carnaval, 15 de fevereiro, segundo estimativa da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). 


Ao som de Calcinha Preta, Zé Vaqueiro, Felipe Amorim e nomes da música maranhense, os foliões fizeram a festa na orla da capital maranhense. No Centro de São Luís, o circuito ‘Vem pra Madre’ reuniu os amantes do Carnaval tradicional do Maranhão.

Organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o Carnaval do Maranhão 2026 ocorre em dois circuitos: o Vem pro Mar, na Avenida Litorânea, um dos cartões postais da capital maranhense, e Vem pra Madre, na Madre Deus, um dos bairros mais tradicionais de São Luís e berço do Carnaval do Maranhão.

A programação no circuito ‘Vem pro Mar’ começou cedo com a música do bloco Mixiricu, ainda pela manhã, abrindo uma sequência de blocos alternativos do Carnaval do Maranhão. Também passaram pela Avenida o bloco do Cruz, o Grupo Grió, o Jegue Folia com toda a sua irreverência, o bloco 24/48 e o bloco do Reggae GDAM.

Já no fim da tarde a banda Calcinha Preta abriu o desfile de grandes nomes da música nacional. Ao som de hits como Mágica, Manchete dos jornais, Versos e promessas e A Calcinha Preta é nossa, no melhor estilo Calcinha Elétrica – a versão axé do show do grupo – uma multidão seguiu o trio da banda sergipana.

Em seguida toda a maranhensidade do Bicho Terra fez a avenida “pegar fogo” como diz a letra de um dos maiores sucessos do grupo, deixando o clima perfeito para o sertanejo de Zé Vaqueiro, que foi seguido pela swingueira de Márcio Kizoeira, antes de Felipe Amorim encerrar a programação da noite.

Para os artistas que vieram para o Carnaval do Maranhão a e experiência foi única. É o caso da banda Calcinha Preta que pela primeira vez puxou um trio no estado. 
“Para a gente é uma honra estar aqui em Sã Luís, puxando o trio pela primeira vez. Esperamos que seja a primeira de muitas. Preparamos um repertório todo especial, que é o Calcinha Elétrica, mas também vamos manter nossa essência, que é o forró romântico para animar o público nesta praia linda”, disse Daniel Diau, um dos cantores da banda.

O cantor Zé Vaqueiro, que volta ao Carnaval do Maranhão, destacou que a folia maranhense cresce a cada ano. “Estou voltando ao Carnaval do Maranhão. Hoje, é o terceiro dia desta festa que cresce um pouco mais a cada ano. O público maranhense sempre segue o trio com muita alegria e disposição, então, vai ser mais um dia de muita festa”, comentou.

Alegria dos foliões

Os foliões corresponderam às expectativas dos artistas. Fantasiado de Super Mário, o advogado Rafael Bayma não perdeu o domingo de folia. “Estou vindo para a Litorânea desde a sexta-feira e vou brincar o Carnaval aqui até o encerramento na terça-feira. O espaço é muito animado, tem uma energia incrível e todo mundo consegue se divertir muito”, contou.

O designer Pablo Phaedra também tem curtido o Carnaval no circuito ‘Vem pro mar’ ao lado dos amigos. “A gente está vindo todos os dias. Combinamos as fantasias para cada da do circuito e está sendo muito divertido acompanhar as atrações aqui junto com a galera. Vamos nesse ritmo até a terça-feira”, garantiu.

Mineiro morando em Curitiba (PR), Lucas Gustavo, que também já morou em São Luís, veio curtir o Carnaval do Maranhão este ano depois de três anos fora. “São Luís é incrível. Adoro essa cidade, tenho grandes amigos aqui e esse ano resolvi matar a saudade que eu estava deles no circuito. A gente está vindo todos os dias se divertir”, declarou.

Vem pra Madre

No Centro de São Luís o circuito ‘Vem pra Madre’ resgata o melhor do Carnaval tradicional do Maranhão. 

São três pontos simultâneos de folia. Neste domingo (15), passaram pelo Palco do Gavião o bloco tradicional Os Versáteis, o cantor Beto Pereira, o grupo Samvibe, o bloco Os Arrependidos, o Marabloco e os Vagabundos du Jegue.

Já no Palco São Jorge a folia começou com a banda Kayamaba, o tambor de crioula Maracrioula, o bloco afro Netos de Nanã, o grupo Baralho da Madre Deus, a cantora Klicia e encerrou com o grupo Na Moral.

No Palco Ponto de Fuga a festa ficou por conta do bloco tradicional Os Vampiros, o grupo Marabahê, o bloco afro Juremê, os Ritmistas da Madre Deus, o grupo Intimação e toda a tradição do Bicho Terra.

Quem acompanhou o circuito aprovou a programação. A aposentada Leonora Maria Costa dos Santos curtiu o domingo no bloco Os Lobos. “Este é o segundo ano que eu saio nesse bloco. É o melhor bloco do Maranhão e eu gosto porque faz muito bem para mim sair com eles”, afirmou.

O professor de dança Marcelo Luna é morador da Madre Deus e não abandona a tradição do Carnaval. “Eu acho muito incrível a forma como ainda se mantém vivos os blocos tradicionais, afros e escolas de samba porque é muito importante movimentar este bairro que é histórico para São Luís”, comentou.

No corredor cultural da Rua do Passeio os blocos tradicionais agitaram o domingo com seu ensaio técnico. 

A alegria foi comandada por Os Fenomenais, Os Vingadores, Os Gaviões, Alegria do Ritmo, Os Magnatas Show, Os Lobos, Reis da Liberdade, Tradicionais do Ritmo e as escolas de samba Túnel do Sacavém, Unidos de Fátima, Marambaia, Turma do Quinto e Flor do Samba.

Diversão com segurança

O forte esquema de segurança do Governo do Maranhão atua de forma integrada durante as apresentações. 

A Operação Carnaval Seguro 2026 mobiliza, só em São Luís, 4 mil policiais e bombeiros com policiamento a pé, viaturas, motocicletas, patrulhamento na faixa de areia, videomonitoramento contínuo, além de pontos de revista dos foliões e apoio do Centro Tático Aéreo (CTA). 
No estado todo, o efetivo da segurança chega a 8 mil agentes.

Com presença massiva de público no cartão postal de São Luís, o circuito Vem Pro Mar se tornou grandioso. 

Em 2026, a expectativa é receber mais de 4,5 milhões de pessoas ao longo dos cinco dias na orla da capital maranhense. 

O evento traz no escopo da festa popular a estratégia de valorização cultural, promoção turística nacional e fortalecimento da economia criativa.

Programação da Segunda-feira (16)

Vem pro Mar
11h – Sindicato do Samba12h – Marabloco13h – Feijoada Completa14h – Mix in Brazil15h – Bloco da Enme16h – Mari Fernandez17h – Hot Mix18h – Xand Avião19h – Nandá Furtado20h – Dennis DJ21h – Banda Vagabundo du Jegue
Vem pra Madre

Palco Gavião
18h – Tribo de Índio Tupiniquins19h – Escola de Samba Terrestre do Samba20h – Bloco Afro Akomabu21h – Banda Os Cúekas22h - Escola de Samba Turma do Quinto23h – Daysa e banda
Palco São Jorge18h – Tambor de Crioula Arte Nossa19h – Banda do Bom Menino20h – Bloco do Baú21h – Pagode do Metié22h – Santto Ferrero23h – A Máquina de Descascar Alho
Palco Ponto de Fuga18h – Bloco Show Feras19h – Madre Bloco20h – Bloco Azedinho21h – Samba da Tamarineira22h - Sambaceuma23h – Gabriel Melônio









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antônio Pereira destaca inauguração da Estrada do Abacaxi, nova licitação da MA-138 e reforço na segurança em Imperatriz

Assembleia Legislativa entrega Medalha “Maria Aragão”, ao articulador político Dilton Carvalho Ribeiro

Amin Quemel, prefeito eleito de Carutapera (MA) marca presença em encontro de prefeitos eleitos e reeleitos do Maranhão